Odontopediatria
A odontopediatria começa pela mãe ainda gestante. É importante que ela seja orientada sobre sua saúde bucal durante a gestação, bem como a do bebê após o nascimento.
Na consulta pré-natal ela recebe todos esses cuidados e orientações do seu cirurgião dentista. O odontopediatra dará todas as orientações necessárias sobre o nascimento dos primeiros dentes, os cuidados com eles, além de orientação sobre aleitamento materno, uso de chupeta e/ou mamadeira, bem como da alimentação da criança desde o nascimento.
Depois do nascimento do bebê deve-se continuar com os cuidados e visitas ao dentista. Orienta-se que a primeira consulta da criança seja antes dos 6 meses de idade ou ao nascimento do primeiro dente decíduo (de leite). Neste momento os pais recebem orientações sobre a ordem de nascimento dos dentes e como deve ser a higienização destes em cada etapa. Além disso, são tratados assuntos relacionados ao uso de flúor, tipos de escova, orientação de dieta e uso de chupeta e mamadeira.
Bons hábitos estabelecidos na infância serão mais bem aceitos e mantidos na vida adulta, levando a um indivíduo mais saudável.
É necessário que haja um equilíbrio bucal no desenvolvimento e crescimento da criança, onde a mastigação, a fonação e a respiração precisam estar em harmonia. A visão do odontopediatra aborda a criança como um todo, e se necessário é feita uma interação e acompanhamento com outras especialidades, como por exemplo, a ortodontia/ortopedia, otorrinolaringologia, fonoaudiologia, psicologia e nutrição.
A adolescência caracteriza-se por ser um tempo de mudança da fase de infância à fase adulta. Estas mudanças fazem dele um paciente diferente do paciente infantil, havendo a necessidade de um tratamento distinto, com linguagem e motivação diferenciadas. A continuidade do tratamento do adolescente pelo odontopediatra tem como vantagem o vínculo de confiança previamente consolidado e pelo profissional dispor do histórico do paciente. Nestas consultas, os adolescentes recebem a orientação sobre o modo adequado de realizar a higiene bucal e a importância de sua realização diária. É comum nesta fase da vida a utilização de aparelhos ortodônticos, gerando a necessidade de cuidados adicionais na higiene bucal diária.